The Best Roleplay-BR. Sua vida virtual.
Novo IP: 189.1.172.96:7773

Participe do fórum, é rápido e fácil

The Best Roleplay-BR. Sua vida virtual.
Novo IP: 189.1.172.96:7773
The Best Roleplay-BR. Sua vida virtual.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

[Guia]: Rol (Guia Oficial)

Ir para baixo

[Guia]: Rol (Guia Oficial) Empty [Guia]: Rol (Guia Oficial)

Mensagem por Diego_McCallahan Sáb Jun 13, 2015 9:37 pm

Bom, esta guia serve para todos aqueles que são novos em servidores do tipo Roleplay. É um pouco grande, mas se você quer aprender o básico de como jogar nesse servidor, você precisa lê-la.

Vamos começar pelos conceitos básicos.
O que significa rolear/interpretar?

Isso é o mais importante neste servidor. Rolear é interpretar um personagem, quando nós entramos ao servidor, e nos registramos com um nome, estamos criando o nosso personagem. Devemos dar ao nosso personagem, além de um nome, uma personalidade, uma profissão, uma história, tudo aquilo que uma pessoa real tem. Ao estarmos jogando, não somos nós, e sim aquele personagem, com a personalidade escolhida, o nome escolhido e todas as outras características que nós escolhemos para esse personagem, e devemos mantê-la o tempo inteiro. Para isso é muito importante aprender a diferenciar os canais, já que como nós interpretamos um personagem, há momentos, em que saímos de tal, e quando saímos, é muito importante informar a outra pessoa, que nós não estamos no personagem, que somos nós que estamos falando. Por isso há 2 tipos de canais diferentes, o primero é dentro do personagem (DP) e o segundo é fora do personagem (FP). O primeiro, o usamos para fazer todas aquelas coisas que queremos que nosso personagem faça ou fale. O segundo, o usaremos para falar coisas que não têm à ver com nosso personagem, por exemplo: para tirar uma dúvida, falar com um administrador, e etc.

__________________________________________________________________________________________________________________

Agora irei explicar detalhadamente, quais são os canais que se usam DP e os que se usam FP e o motivo.

Canais DP (Dentro do personagem, é importante aprender as siglas)
- O primeiro canal DP é o chat común, é quando apertamos a T, escrevemos algo e enviamos com ENTER.
- Outro canal DP é o /y, esse se utiliza para interpretar ações, que não podemos mostrar no jogo, como por exemplo: tossir, bocejar, sentir-se cansado, pegar algum objeto, mostrar algo, entre outras coisas possíveis.
- Também temos o comando /p, esse se utiliza para ações que não estão ligadas diretamente ao nosso personagem, e sim para o que acontece no ambiente que estamos, alguns exemplos: o pneu murcha, cai um raio, o veículo pega fogo, o motor faz um barulho diferente, e etc.
- O comando seguinte é o /s (sussurrar) esse é simples, se utiliza para falar em voz baixa e atuar como tal, já que as pessoas que não estão muito perto de nós, não nos ouvirá, alguns exemplos: Shh, vem aí a policia, você tem alguma droga? Você vende armas? E etc.
- Assim como temos um comando para sussurrar, temos outro para gritar, esse é o /g, alguns exemplos: Corram! Hey você, tá olhando o que?! E etc.
- A rádio da facção, ou polícia também é um canal DP, se utiliza colocando o ! antes de começar a escrever e separado do que se quer dizer (ou seja, apertamos T, colocamos ! um espaço e o texto) exemplos: Tenho o suspeito sobre meu domínio (polícia). Estou chegando à San Fierro com um veículo cheio de armas para vender (facção).
- Por último,  as chamadas telefônicas e mensagens de texto também pertencem ao canal DP, os comandos são /chamar e /sms.
__________________________________________________________________________________________________________________

Bom, já sabemos todos os comandos e canais para utilizar quando estamos dentro do personagem, agora vamos aos canais que utilizaremos para se comunicar fora dele.

Canais FP (Fora do personagem)
Importante saber que na maioria dos canais FP o que dizemos está entre dois parêntesis ((Texto)), é algo importante já que sempre que vejamos algo entre eles, sabemos que não é parte do personagem.
- O que mais se usa é o /b, esse nos serve para falar com as pessoas que estão perto, alguns exemplos: ((esqueci qual é o comando para dar dinheiro, pode me dizer?)), ((estou cansado, vou sair do jogo)), ((ficou sabendo das novas atualizações do servidor?)), e etc.
- Também podemos falar FP no chat de facções e da polícia, só devemos colocar dois símbolos de exclamação !!, exemplo: ((meu ping está alto, vou relogar pra ver se arruma)) (polícia), ((como faz pra entrar na casa da facção?)) (facção)
- Comando de ajuda /n, esse comando é usado para solicitar ajuda sobre como fazer coisas no jogo, é um comando FP porquê não tem nada a ver com nosso personagem.
- E por último o comando /reportar, que se usa para reportar Antirol (veremos o significado mais abaixo) ou um Cheater (pessoa que usa programas extrenos para ter vantagens no jogo).
__________________________________________________________________________________________________________________

O que é AntiRol?

Antirol é uma pessoa que não interpreta um personagem, já seja por não saber como se faz ou intencionalmente. Essas pessoas são punidas já que está proibido não rolear, em caso de mais problemas em relação à isso a pessoa será banida permanentemente do servidor.

O que é rol de ambiente?

Por definição, o dicionário já nos responde que "ambiente" é tudo aquilo ao redor de algo ou alguém, sendo este algo ou alguém influenciado por este e formando parte dele, o ambiente. Passando essa definição para o SAMP, podemos dizer que, o rol de ambiente são todas aquelas pessoas/veículos/objetos/zonas/ambientes que estão ao alcance de nosso personagem e que na maioria das vezes não é tão percebido, para ter referências de ambientes podemos tomar como exemplo o GTA Single Player ou em todo o caso usar a lógica da vida real.

Interpretação do ambiente

Para interpretar corretamente o ambiente, a primeira coisa que temos que fazer é importar-se com as coisas ao redor de nosso personagem, alguns exemplos simples:

Exemplo: Estou em frente à delegacia, não posso sacar uma arma e começar a atirar em alguém, se fizermos isto na vida real seriamos preso imediatamente, porque há muitos policiais, viaturas, câmeras de segurança e pessoas em uma delegacia da vida real.

Exemplo: Sou branco e rico, e preciso passar por um bairro onde a maioria são negros integrantes de gangues (Idlewood, Gantom, etc), então passo por este bairro rapidamente, sem olhar muito e sem causar problemas, já que na vida real, este tipo de pessoa (branco e rico) raramente passa por este tipo de bairro e os negros com certeza tentariam assaltar-me ou sequestrar-me.

Exemplo: Estou precisando de grana e tenho preguiça de trabalhar, então decido fazer assaltos com alguns companheiros. Pegamos algumas pistolas ou facas, algumas mascaras (Interpretar por /p) e vou até uma rua que não há muito movimento, então fico escondido com meus companheiros, esperando alguém passar. O sujeito passa, o paramos e o assaltamos rapidamente, fugimos rapidamente sem deixar rastros.

Conselho: sempre que estiverem em uma situação, pensem: Eu faria isto na vida real? Como eu faria isto na vida real? Quais seriam as consequências se eu fizesse isto na vida real? Ajudará muito na hora de decidir as ações.
__________________________________________________________________________________________________________________


Condução de veículos

Assim como na vida real, nas ruas da cidade do jogo também há carros, caminhões, pessoas nas calçadas, e claro, as leis de trânsito. Então devemos respeitá-las: respeitar o limite de velocidade, não andar na contra-mão, não fazer ultrapassagens perigosas, não andar por cima das calçadas, e etc.
__________________________________________________________________________________________________________________

Onde estamos DP?

Dentro do personagem estamos no estado de San Andreas, localizado nos Estados Unidos, isso significa que, falamos inglês americano DP, os modelos de armas levam nomes americanos, os nomes dos carros, e etc. Escrevemos em português mas falamos em inglês americano dentro do personagem.

__________________________________________________________________________________________________________________

Coisas que devemos saber na hora de interpretar um personagem

- É importante se comunicar o tempo inteiro, fazer as situações mais reais possíveis.
- Nunca fazer algo fora da realidade, sempre lembrar que nosso personagem deve ser realista, e não faria algumas coisas como matar alguém por um insulto, ou uma batida de carros.
- Respeitar o rol dos outros e acompanhá-lo, com isso quero dizer que nem sempre, vamos sair beneficiados no rol, temos que lembrar do rol do ambiente que estamos. Por exemplo, se eu sou policial e vejo 4 membros de uma facção armados fazendo algo ilegal, eu não vou enfrentá-los porquê eu sou só 1, seria muito arriscado e na vida real nenhum policial o faria, primeiro pediriam reforços, e logo teriam que rolear um batida.
- Aprender a perder, não se pode ganhar sempre, já que para ganhar, alguém tem que perder, e em alguns casos vamos ser nós, e temos que aceitá-lo e tomá-lo como parte do rol.
Diego_McCallahan
Diego_McCallahan

Mensagens : 21
Reputação : 5
Data de inscrição : 13/06/2015
Idade : 25
Localização : Brasil - Espirito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos